A fórmula da força de vendas – Nenhuma máquina substitui você

A fórmula da força de vendas – Nenhuma máquina substitui você

Com a evolução da internet surgiram muitas facilidades. Logo, muitas empresas começaram a investir em automação de processos, principalmente no marketing e em captação de clientes e vendas. Mas você sabe até que ponto a tecnologia substitui o seu trabalho? 

Ao contrário do que muitas pessoas achavam no começo dos anos 2000, as máquinas dificilmente irão substituir os humanos, qualquer que seja o segmento de atuação. Por isso, muitas pessoas acabam depositando esperança em plataformas e tecnologias que prometem resultados, mas acham que elas irão trabalhar por si só. É nesse ponto que o seu sucesso pode ficar comprometido. 

Nesse artigo, iremos abordar os principais pontos positivos e negativos dos processos de automação e entregar a fórmula da força de vendas que sustenta a Agência Suave há mais de 39 anos. Vem com a gente. 

Muitos leads e poucas vendas. Qual é o erro? 

Se você ainda não aplica práticas de marketing digital em sua empresa já deve ter ouvido em algum lugar sobre marketing de conteúdo, funil de vendas, leads e, claro, vendas. O Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo foi uma das tendências de 2019 e vem crescendo cada vez mais. 

Porém, já percebemos uma frustração muito comum em relação aos clientes que adotam essa prática. Os leads chegam, mas as vendas não se concretizam. Qual é o erro? 

Como citamos logo no começo, a tecnologia não substitui o atendimento humano. Há diversos fatores que podem interferir diretamente no resultado da sua empresa. Como por exemplo: os leads que você está recebendo são qualificados? Como é o atendimento após o cadastro? Sua equipe de vendas é treinada para lidar com esse tipo de contato? 

São apenas algumas perguntas que são decisivas para o seu sucesso. Todo o processo de marketing e vendas devem estar em sinergia e em perfeita sincronia, portanto é necessário que todas as etapas estejam funcionando de forma ágil e eficaz. 

Iremos listar algumas dicas de como você pode evitar esses problemas e garantir as vendas da sua empresa e a satisfação dos seus clientes. 

Contato imediato 

Quando você recebe um lead, pressupomos que ele está interessado no produto ou serviço, ou seja, está pronto para comprar o que você oferece. Nesse cenário é importantíssimo que o atendimento seja feito de forma imediata, ou ele pode simplesmente procurar o mesmo produto em outro lugar. 

Esse é um erro recorrente nas empresas. Se uma pessoa entra em contato com a sua empresa e recebe o atendimento dias depois, qual a probabilidade de ela ainda estar interessada no seu produto/serviço? Será que ela já não comprou de outra empresa nesse meio tempo? 

Equipe especializada 

Algumas pessoas gostam de ter absoluta certeza antes de realizarem uma compra. A sua equipe de vendas tem que estar preparada para tirar todas as dúvidas e lidar com os principais imprevistos que podem acontecer durante a negociação. 

É comum vermos dúvidas mais técnicas e específicas e comparações com outras marcas. Uma equipe especializada e treinada saberá lidar com essa situação e utilizar argumentos assertivos e persuasivos que irão convencer o consumidor final e assegurar a sua compra. 

A tecnologia está cada vez mais humana 

Hoje em dia nos deparamos com robôs em diversas ocasiões, como em um SAC por telefone, um chat no Fale Conosco do site da empresa e até em uma ligação que você recebe no celular. Como é a sua experiência com esse tipo de automação? 

Algumas vezes são úteis e outras nem tanto. O comportamento do consumidor nos dias de hoje pede cada vez mais agilidade, seja na compra ou para consultar uma informação. Muitos desses chatbots são falhos e não entregam o que buscam. Isso apenas atrapalha a experiência do consumidor com sua marca. 

Segundo uma pesquisa da PWC (Empresa de consultoria americana), 75% dos consumidores pedem mais interação humana.
Algumas empresas populares já notaram essa preferência do consumidor.

Vemos esse exemplo com o Magazine Luiza, que expandiu suas lojas para o universo digital e em 2019 começou a investir pesado em ações em lojas físicas. Por mais que estejamos integrados em um universo cada vez digital, as pessoas não deixam o físico e o offline de lado. 

Como uma agência de publicidade pode ajudar no seu negócio? 

Esse é um dos momentos cruciais para empresas que estão buscando aprimorar o seu negócio e investir no marketing integrado de sua empresa. Por isso a escolha da agência irá determinar os seus resultados e consequentemente o sucesso do seu investimento. 

A Suave está há mais de 39 anos no mercado e possui em seu DNA uma vasta experiência em varejo e comunicação integrada. Atendemos grandes marcas como Audi Center, Tonin, Drogão Super e muitas outras. 

O diferencial está em nossos serviços 360° para o seu negócio. Com ações integradas entre o On e o Off, possuímos profissionais capacitados para otimizar e maximizar a performance do seu negócio que vai desde o posicionamento da sua marca no mercado, seja presencial ou online, até ao sistema interno da sua empresa com treinamentos e guias personalizados. 

Isso se deve à importância e cuidado que temos com nossos clientes. O seu resultado é a nossa satisfação de dever cumprido. Assim crescemos juntos. 

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