Novos tempos, novas formas de se comunicar digitalmente com o cliente

Novos tempos, novas formas de se comunicar digitalmente com o cliente

Não há mais como negar que estamos vivenciando novos tempos. Essas mudanças se estendem a diversas áreas, mas aqui, especificamente, vamos falar de forma mais aprofundada sobre o marketing digital para empresas, assunto que por muitas vezes foi deixado para depois, mas que agora precisa ser estruturado rapidamente e colocado, o quanto antes, em ação. 

A grande movimentação dos empresários no cenário atual deve ser no sentindo de expandir e diversificar seu alcance para além do off-line. A forma como ele se relacionava com o público mudou. Não há mais o fluxo de clientes entrando nas lojas e, até mesmo, a motivação espontânea pelo consumo já não está mais aquecida. Novas estratégias de como chegar até o consumidor pelos meios digitais e incentivar a compra precisam ser bem articuladas.  

Globalmente, por mês, mais de 2,2 bilhões de pessoas usam o Facebook, 1 bilhão de contas ativas no Instagram e 1,3 bilhão de pessoas usam o Messenger, sem contar os milhares de sites e aplicativos parceiros do Facebook, em que seus anúncios também podem aparecer.

Uma pessoa comum gasta três horas por dia no celular e o verifica até 80 vezes ao dia. São 80 oportunidades de se conectar com potenciais clientes. E essa é uma ótima notícia. Pesquisas mostram que em março/2020 houve o aumento significativo no tempo de permanência das pessoas nas redes sociais. Quadro que tende se ampliar pelo tempo de isolamento social. 

Empresas de todos os tamanhos e seguimentos estão experimentando o Stories (Instagram) com ótimo envolvimento e sucesso. De fato, um terço dos Stories mais visualizados são de empresas. As pessoas procuram o Stories para se conectar com as marcas que curtem, ter uma visão interna e descobrir novos produtos relevantes para elas.

Mas o que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é um conjunto de estratégias que uma empresa realiza para promover sua marca através de plataformas online, com a intenção de atingir objetivos como: 

– Atrair novos negócios (vendas e parcerias)

– Criar relacionamentos

– Fortalecer a identidade de sua marca e consolidar sua presença no meio digital

Redes sociais, sites de busca, anúncios patrocinados, influenciadores digitais… Dentro de cada uma dessas alternativas há uma infinidade de opções. Para cada escolha, é necessária uma análise sobre o investimento.

  • Redes sociais

Atualmente, existem diversas vantagens que estimulam as empresas a estarem presentes nas mídias sociais. A primeira e principal é o número altíssimo de usuários. Somente no Facebook, por exemplo, existe aproximadamente 1,6 bilhão de usuários, e a possibilidade de você encontrar os seus clientes e potenciais clientes entre eles é muito alta. A ferramenta permite uma grande divulgação e pode ser utilizada para promover a marca, os produtos, conteúdos e divulgar o propósito e a missão de sua empresa. É necessário também identificar se a rede social está adequada para a persona que utiliza sua marca, ou se você poderá encontrá-la em outra rede como Instagram, LinkedIn, Twitter ou, até mesmo, TikTok.

  • Otimização de Conversão – CRO

A Otimização de Conversão (CRO) atua de forma que as taxas de conversão, ou seja, as métricas utilizadas para mensurar os resultados de uma campanha, sejam maximizadas, fazendo com que os visitantes realizem as ações esperadas. A divisão da taxa de conversão geral em taxas mais específicas vai permitir entender melhor qual está sendo o principal fator que está atrapalhando a taxa geral. Essas informações ajudam a entender o porquê algum elemento está construindo ou destruindo o resultado em termos de conversão.

  • Marketing de Busca – SEM

O Marketing de Busca, ou o SEM, tem como objetivo fazer com que determinado site seja privilegiado e apareça com prioridade e qualidade para aqueles que buscam por algo relacionado a ele na internet. O Marketing de Busca também está em constante em crescimento, tem sido fundamental para estratégias de milhares de empresas no mundo. 

A Search Engine Optimization (SEO) consiste nas estratégias e táticas que visam o aumento da exposição de um site nos motores de busca, como o Google. Já os Links Patrocinados são formas de fazer anúncios na internet através de espaços publicitários em resultados de uma busca ou em sites de rede de conteúdo que são geralmente pagos por cliques (também conhecidos como PPC – Pay Per Click).

Como saber se está funcionando?

No mundo do marketing online, a obtenção e análise de dados é uma etapa fundamental para a melhoria contínua da sua estratégia. Felizmente, hoje, absolutamente tudo deve ter o seu retorno comprovado. Métricas como o Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CPA) podem e devem ser analisadas em tempo real.

Um dos grandes diferenciais do Marketing Digital é que as empresas conseguem fazer ações para atrair e conquistar as pessoas certas. Isso é um grande benefício. Além de economizar dinheiro, com a segmentação é possível conhecer melhor o público e ser cada vez mais especialista em conquistá-lo. 

Caso você não se sinta seguro em planejar todas as estratégias para cada uma das oportunidades de ação que abordamos aqui, recomendamos que busque por empresas qualificadas e experientes, que possam te auxiliar e trazer os melhores resultados. O Marketing Digital é o meio mais eficaz e que não exige um investimento gigantesco.

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A Suave conta com um time de performance digital qualificado e com certificações e selos partners do Facebook e Google. O time recebeu recentemente o prêmio Champion Agency Bootcamp – Measurement Edition 2019 do Facebook, referente à agência altamente qualificada para trazer e mensurar resultados digitais. 

Sediada na cidade de Ribeirão Preto, a Suave atua no mercado de comunicação há 40 anos, tem no seu DNA a cultura do varejo, o que agregou extremo valor aos processos de Marketing Digital, permitindo objetivar sempre o resultado de vendas, seja de produtos ou serviços.

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