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A evolução das redes sociais e a importância delas para o sucesso do seu negócio

  •  Agência Suave  |  
  •  2 de dezembro de 2020

Nos últimos 15 anos as redes sociais evoluíram muito e, com a pandemia, a necessidade de digitalizar as empresas também colaborou muito para que elas ampliassem o seu uso de forma muito mais acelerada e relevante. Elas surgiram com o propósito de conectar pessoas e logo foi percebido que as marcas também poderiam usar esses canais para estabelecer conexões com seus clientes. No caso do Facebook, de 2009 a 2011, algumas marcas já tinham em alguns pontos do mundo o gerenciamento de reputação, em que eram observados o sentimento de marca e a taxa de resposta.

Em 2012 e 2013, o foco era influência social, construir fãs e gerar engajamento. Já de 2014 a 2016, a rede em questão se tornou uma plataforma de marketing, com métricas de performance e de marca. A partir de 2017, o posicionamento evoluiu muito mais e os parceiros de negócios, anunciantes e agências, começaram a levar em conta o ROI/ROAS (Retorno Sobre o Investimento/Retorno sobre o Investimento em Anúncios).

De acordo com Carol Suave, diretora da Suave, as mídias digitais geram uma enorme riqueza de dados estratégicos, porém, para saber usá-los é necessário ter conhecimento para cruzar as informações e tirar insights valiosos. Só assim o investimento realmente valerá a pena.

“É possível estruturar campanhas de alta qualidade, com objetivos bem definidos para gerar negócios em diversos segmentos. A audiência está cada vez maior. O tempo que as pessoas gastam com os dispositivos móveis é muito grande e as marcas e anunciantes já perceberam isso, mas precisam ainda entender e ajustar suas comunicações de forma mais estratégica. Junto do time do Facebook, temos investido tempo na qualificação do nosso time para o desenvolvimento da mensagem correta, de acordo com a necessidade do nosso cliente e o momento que a empresa dele está vivendo para que ela tenha o melhor retorno”, explica.

Seguindo ainda com o exemplo do Facebook, a plataforma de mídia tem respostas muito mais relevantes que as vontades sociais. Ela permite diversos testes e você pode ousar para obter melhores resultados. Dessa forma, as plataformas de mídias digitais hoje são parceiras estratégicas e oferecem soluções para cada etapa do funil de vendas, para meta de marca/branding e podem ser trabalhadas como nos meios de comunicação off, com a vantagem de se ter mais controle da segmentação e da audiência, em campanhas que podem e devem ter frequência e alcance.

Por isso, antes de subir qualquer campanha digital é essencial entender os objetivos do negócio e o que faz mais sentido para a sua empresa. KPI é a sigla em inglês para Indicadores Chave de Performance, ou seja, indica o sucesso de uma campanha. Para quem tem um e-commerce, dois KPIs relevantes são Vendas e ROAS. Balizar os resultados em engajamento e alcance, por exemplo, pode fornecer dados que não são importantes para o negócio. Se você é um prestador de serviços ou vende produtos de alto ticket médio, como no setor imobiliário, quantidade de leads e taxa de conversão são métricas importantes.

Agências e anunciantes têm um leque muito grande de possibilidades com variações de materiais publicitários para encantar o público, pode-se trabalhar com vídeos, com carrossel e com posts estáticos. Existem diversos formatos e formas de aparecer para o seu público quando for bom para ele.

Na mensuração, com offline conversion, já é possível analisar a contribuição das campanhas digitais nas compras realizadas no ponto físico. Esta análise permite atribuir uma venda offline que pode ter iniciado por uma ativação digital.

É possível combinar as mídias e desenvolver estratégias poderosas e eficientes de comunicação. O mais importante é ter consciência de que essas plataformas têm muitas soluções de negócios e isso exige investimento e planejamento estratégico, com estruturas inteligentes de campanhas para otimizar recursos e a plataforma trabalhando com inteligência de máquina para entregar os melhores resultados. “Não é necessário um investimento alto logo de início. Por outro lado, os resultados serão proporcionais aos valores”, reforça a publicitária.

Dentro de um plano digital é extremamente importante ter foco e trabalhar com especialistas. Por isso, não dá para abraçar o mundo e trabalhar todas as redes existentes. Para Carol, o mais indicado é escolher um ou dois canais e fazer muito bem feito e depois expandir. “Para quem não quer se arriscar, ou precisa ter segurança antes de aplicar altos recursos no marketing digital, o mais indicado é começar com um plano restrito, que pode ser escalonável para outras plataformas conforme o resultado for surgindo”, finaliza.

Para te ajudar a ingressar nesta caminhada, propomos um check-list de quatro passos para você ingressar no marketing digital:

  1. Defina o que faz sentido para o seu negócio e o que precisa ser trabalhado
  2. Observe o que cada plataforma oferece e o que mais se encaixa ao seu objetivo, você deve se ajustar a plataforma, não espere que ela se ajuste a sua estratégia.
  3. Saiba as regras da plataforma em que você está anunciando - como devem ser construídos os públicos, os anúncios, as otimizações etc. Seguir as boas práticas de cada plataforma é fundamental para um bom desempenho.
  4. Acompanhe, dia a dia, os resultados e interprete os dados para tirar insights para melhorias e corrigir os erros – caso eles apareçam.

Bom, se depois de todo esse conteúdo você ainda tem dúvidas de como investir no marketing digital, nós podemos te ajudar.

A Suave conta com um time de performance digital qualificado, com profissionais certificados pelo Facebook em compra e planejamento de mídia, entre outras certificações, e selos partners do Facebook e Google. De acordo com o relatório de agências do Facebook, a Suave cresceu 78% em análises e mensuração de resultados. Fale com a gente!

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