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Marcas encontram novas formas para celebrar e as tradições juninas são mantidas

  •  Juliana Dias  |  
  •  25 de junho de 2020

Maio, junho e julho são meses emblemáticos para os adoradores das tão aguardadas quermesses, festas juninas, festas de São João e afins. E, justamente neste momento, vivemos o pico da pandemia e a necessidade ainda maior do isolamento social. Nas redes sociais, é unanimidade a decepção das pessoas de estarem perdendo todas as diversões proporcionadas por essas comemorações, entre elas as comidas, as brincadeiras, as danças e as roupas típicas que nos acompanham desde a infância.

A festa, que deveria ter caráter religioso, por ser em comemoração a três santos: Santo Antônio (11/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06), acabou se tornando uma grande mistura cultural, com interferências do folclore de cada região onde é celebrada.

Como a única opção no momento é migrar do formato tradicional das grandes festas, para a reuniões familiares que incluem apenas os moradores da mesma casa, as marcas alteraram seus posicionamentos, mas não deixaram de estimular as comemorações, que ganharam formatos mais intimistas ou até mesmo virtual.

Arraiá da Família

Assim foi a estratégia desenvolvida pela Suave para o Tonin Supermercado e Superatacado. O “Arraiá da Família” estimulou os clientes a manterem suas comemorações, dentro de casa, mas com muita comida boa, receitas típicas e bebidas da tradicional festança. Nas redes sociais e no site foram compartilhadas receitas feitas com a parceria de influenciadoras digitais e marcas comercializadas pela rede.

De acordo com Carol Suave, diretora da Suave, a estratégia já vinha sendo elaborada meses antes no lançamento da campanha. “Junho é um mês com duas datas importantes, Dia dos Namorados e Festa Junina, o trabalho foi focado em elaborar duas campanhas diferentes, que acontecessem em paralelo e que conversassem em diferentes momentos, tanto nos materiais de varejo – folhetos e ofertas –, como para o engajamento nas mídias sociais”, explica.

No Instagram e Facebook do cliente também foram compartilhadas dicas de looks, brincadeiras e uma série de correios elegantes que deixaram o momento mais descontraído, estimulando a paquera online.


“Este é o papel das empresas, marcas e agências, agora. Apresentar soluções para cativar os clientes, oferecendo novas formas para que eles continuem vivendo a vida com a seriedade que o momento exige, mas colaborando para deixar mais leve o dia a dia, com criatividade e economia, que também é a grande proposta do Tonin, não só neste momento”, comenta Carol.


Mercado

Entre as apostas para cativar o público estão o patrocínio as lives temáticas com grandes artistas, como aconteceu com Ivete Sangalo, Gustavo Mioto e Wesley Safadão. Um dos grandes nomes do mercado de bebidas, a Brahma investiu na campanha “Vai ter São João, sim”. No hotsite, a marca oferece programação de lives, kits de produtos temáticos que podem ser adquiridos pelo Magalu, brincadeiras como argolas e pescaria para serem baixadas direto no celular e uma competição entre os internautas da foto com mais RT no Twitter.

A Yoki e a Santa Helena, marcas que tem apelo sazonal fortemente explorado nesta época, também bolaram diferentes conteúdos em suas páginas e redes sociais. Na “Yokermesse” o público tem acesso a dicas de brincadeiras, danças, decoração e receitas. No dia 27, a grande quadrilha fica por conta da dupla Simone e Simaria, em live no Youtube.

Eu acredito que é uma forma de contar os dias incertos e de insegurança insetivo faz com que o dia fique mais leve e diferente.

Já no hotsite da Santa Helena, além das dicas de receitas e brincadeiras temáticas, há também a possibilidade de calcular a quantidade perfeita de quitutes para cada pessoa e já fazer seu pedido de kits online. Com o patrocínio da marca, também acontecem diferentes programações ao vivo no Youtube.

Oportunidade de negócios

O momento é também explorado pelos estabelecimentos que estão trabalhando com delivery, principalmente no segmento da alimentação. Divulgação de pratos típicos feitos com a receita da vovó, chamam a atenção de quem rola os feeds das principais redes sociais. É assim, com criatividade e empreendedorismo, que pequenos negócios encontram novos caminhos e conquistam aqueles que amam um quitute típico e não querem deixar uma das festas mais divertidas do calendário nacional passar em branco. 

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