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Guia Completo de Marketing de Conteúdo: Estratégias e dicas

Aprenda sobre marketing de conteúdo

Conhecido como uma das estratégias mais eficazes de marketing disponíveis para as empresas, podemos resumir o marketing de conteúdo em quatro formas básicas: texto, áudio, vídeo e imagens.

Inúmeras empresas exploram bem esses caminhos para envolver o seu público e criar um relacionamento mais próximo, colocando-os no centro das mensagens de suas marcas. 

O desafio é que o cenário do marketing de conteúdo está em constante mudança. Uma vez entendendo as ferramentas certas, os seus reais benefícios para a empresa, as plataformas que estão mais em evidência e a linguagem para os canais específicos; podemos evoluir constantemente nesse contexto, trazendo resultados positivos e mensuráveis para a sua marca.

Nesse texto, preparamos um conteúdo completo para você entender melhor sobre esse tema que mexeu com o planejamento de marketing de agências e empresas no século XXI.

Por que o Marketing de Conteúdo é essencial para o seu sucesso on-line?

Estratégias de Marketing de conteúdo: como criar uma abordagem vencedora

Por meio de um plano consistente, é possível criar uma abordagem vencedora para o seu marketing de conteúdo. Siga essas dicas e otimize o seu negócio.

Entender o seu público e saber como interagir com ele é essencial. Dessa forma, você pode construir uma visão detalhada do cliente, identificando os conteúdos que melhor repercutem em diferentes segmentos.

Identifique os pontos fracos do seu público para entender as suas prioridades, desafios e preferências. A partir daí, a sua estratégia de marketing de conteúdo deve responder perguntas comuns e resolver os problemas do seu público. Quanto melhor a resolução do problema, maior será a probabilidade do seu público se envolver com você.

Esteja onde o seu público passa a maior parte do seu tempo. Se as personas de seus clientes estão no Instagram, por exemplo, é lá onde você deverá estar.

O marketing de conteúdo eficaz deve estabelecer KPIs para ajudar a entender o seu desempenho, atrelado aos seus objetivos. Você pode mensurar o seu conteúdo com o número de visualizações e comentários, bem como o número de conversões que ele gerou, por exemplo.

Para atrair tráfego regular e ficar em evidência nos rastreadores de pesquisas, libere conteúdo de qualidade e de forma consistente. Vale lembrar que demanda um tempo para coletar alguns dados e analisar se a sua programação de postagem está sendo eficiente ou não.

Defina um orçamento para suas iniciativas de marketing de conteúdo para que possam medir o retorno do investimento (ROI).

Analisar e medir os resultados ajuda a entender quais conteúdos têm melhor desempenho e ainda ajuda a criar um conteúdo mais forte, caso necessário. É também parâmetro para direcionar a verba para conteúdos de maior sucesso e deixar de lado os projetos de baixo desempenho.

Produzindo conteúdo de qualidade: dica para cativar e informar o seu público

Em meio a tanto impacto de anunciantes, para se destacar é preciso gerar conteúdo profissional que entretenha e, ao mesmo tempo, informa o seu público. Siga estas dicas para criar um conteúdo melhor:

SEO e Marketing de conteúdos: como alcançar visibilidade nas pesquisas

SEO refere-se ao processo técnico de aumentar a qualidade do tráfego e atrair o máximo de visitantes para o seu site. Já o marketing de conteúdo concentra-se no uso de conteúdo valioso e relevante para impulsionar ações lucrativas para a marca. Podemos dizer que SEO sem marketing de conteúdo é como um corpo sem alma. Isso porque é elaborado exatamente em torno do conteúdo criado para um site ou blog, por exemplo, com suas palavras, artigos anexados, imagens, palavras-chave, etc.

Para alcançar visibilidade nas pesquisas é necessário:

O elemento essencial do SEO é pesquisar e encontrar palavras-chave relevantes e utilizá-las em seu conteúdo para que tenham uma classificação mais elevada nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs). É importante usar palavras-chave de maneira adequada e seguir uma abordagem estratégica. Você nunca deve encher uma página com palavras-chave, SEO e conteúdo funcionam em equilíbrio.

SEO e marketing de conteúdo exigem consistência. Conteúdo novo, exclusivo e criativo é rapidamente indexado e classificado em posição superior ao conteúdo repetitivo e de baixo valor. Brainstorming de ideias criativas e incorporação das palavras-chave mais importantes é o segredo para um conteúdo reconhecido.

SEO não envolve apenas blogs, artigos, palavras-chave e linkbacks, mas também otimizar robots.txt, aprimorar metadados e usar tags de maneira adequada.

A otimização técnica torna uma página da web atraente para o mecanismo de pesquisa e garante que o site não tenha links quebrados com códigos de erro. Isto é vital para o sucesso de qualquer campanha de SEO.

Linkback, link building ou inbound linking é outro fator importante do SEO. Conectar seus links a sites de alta autoridade de domínio, como .edu e .org, aumenta drasticamente o tráfego. E de novo fica a dica: a melhor forma de incrementar o tráfego é investindo em um excelente conteúdo.

Construindo uma estratégia de distribuição

Blogs, vídeos, podcasts, mídias sociais, infográficos, e-books e anúncios pagos são alguns dos tipos mais comuns de marketing de conteúdo.

Porém, tente adicionar estas opções de marketing online à estratégia da sua empresa para obter ainda mais vantagem:

Tendências em marketing de conteúdo

Para obter os melhores resultados em sua estratégia de marketing de conteúdo, é fundamental acompanhar as tendências e o que podemos esperar ainda para o futuro.

Conclusão

Como é possível notar, o Marketing de Conteúdo é um universo vasto e também complexo. Mas quando conhecemos bem o nosso público e dominamos suas estratégias, sem dúvida é a ferramenta que veio para revolucionar o marketing dos negócios. Se mesmo com esse guia você ainda tem dúvidas de como o Marketing de Conteúdo pode contribuir para a sua marca ou produto, fale com a gente.

Temos profissionais apaixonados em valorizar estratégias consistentes, criativas e de resultados.

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