Ícone do site Suave Comunicação & Marketing

Tecnologia e informação: a maior revolução da humanidade

tecnologia-e-informação-comunicacao-agencia-suave

tecnologia-e-informação-comunicacao-agencia-suave

Essa é provavelmente a era mais importante de toda a humanidade. Com o surgimento de novas tecnologias a comunicação está redefinindo a sociedade como conhecemos. Nesse artigo iremos listar novas tecnologias e como elas refletem diretamente na nossa sociedade. Confira:

Um mundo sem barreiras 

Estamos caminhando para um mundo utraconectado e sem barreiras. Isso reflete não somente na agilidade de comunicação (que é instantânea não importa em qual lugar do planeta você esteja). Estamos consumindo informações de diferentes países e conhecendo diferentes culturas. 

Isso nunca foi possível antes devido a limitação das tecnologias vigentes, tendo em vista que o único meio de comunicação era escrito por cartas e dependendo de onde você fosse enviar poderia levar até meses para que a sua mensagem chegasse até o destinatário, hoje basta milésimos de segundos. 

Com o surgimento da internet e de diferentes plataformas de comunicação vivemos em uma nova era de praticidade, agilidade e conhecimento. Mas como isso reflete no nosso dia a dia? 

Inovação das redes sociais 

Quem nasceu até os anos 90 já experimentou diversas mudanças relacionadas as redes sociais. Uma das primeiras plataformas de comunicação populares foram o MSN e o Orkut que se tornaram uma verdadeira febre entre os jovens brasileiros. 

Apenas 5 anos depois com o surgimento do Facebook e Whatsapp, os usuários do Orkut e do MSN despencaram e pouco tempo depois, ambas as plataformas foram descontinuadas. E mais uma vez o modo como nos comunicamos mudou.

Desde então, entre meados de 2010,  a mesma formula está presente até hoje: entramos na época dos “likes”. Com o crescimento do Facebook e do Instagram as pessoas passaram a expor cada vez mais suas vidas nas redes sociais com o intuito de compartilhar momentos felizes com entes queridos, guardar momentos ou memorias ou simplesmente ganhar curtidas por algo que ela quer que todo mundo veja. 

Desse modo, surgiu praticamente uma nova profissão: os influenciadores digitais. 

As redes sociais deixaram de ser um espaço para compartilhar as fotos de gatinhos e coisas fofinhas e passou a ser um local de informação, compra, venda e até um meio de ganhar a vida profissionalmente. 

Hoje em dia a influencia das redes sociais já ocupa grande parte do cotidiano do consumidor. Se ele está procurando determinado produto, é um habito buscar sobre ele na internet e procurar opiniões das pessoas que já possuem esse item e tudo isso pode ser feito dentro das redes sociais como o Facebook. 

Uma das primeiras ações é ver recomendações sobre o produto ou loja, seja ela física ou virtual. Por isso, as empresas vêm buscando cada vez mais investir em marketing digital e construir sua presença no mundo virtual. 

Você mesmo já deve ter vivenciado a importância e a influencia das redes sociais na sua vida. Por um acaso, você já não deve ter procurado por um restaurante ou uma loja e ela simplesmente não ter nada na internet? Não é incomum vir o pensamento: “será que esse lugar existe mesmo?” ou “será que é confiável”? 

Por isso, há diversas funcionalidades que se adaptam a necessidade do consumidor para tornar seu dia mais prático e ágil. Dentro do próprio Facebook encontramos um lugar de Marketplace para compra e venda de produtos, informações nas páginas empresariais como horário de funcionamento e as principais novidades, e posts especiais de recomendações onde através dos comentários ele te oferece informações em tempo real no mapa com informações da localização, página e telefone. 

Inovação e adaptação das redes sociais 

As mudanças estão ocorrendo cada vez mais rápido e se adaptando as necessidades dos usuários de forma quase instantânea. Com a implementação de algoritmos e mecanismos cada vez mais precisos, vemos plataformas para todos os gostos e necessidades. 

O Facebook é um dos precursores do molde atual sendo a rede social mais usada e popular do mundo inteiro. O Instagram está em ascensão e já chega a ser a rede social principal entre os jovens. 

O Whatsapp está até criando a sua própria plataforma de pagamento para comprar e pagar diretamente no mensageiro e nesse exato momento, tenho certeza que novas novidades estão por vir. 

É impossível dizer como as redes sociais serão daqui dez anos. Em constante mudança e inovação elas moldam como consumimos o conteúdo na internet e até nas ações que tomamos no dia a dia. 

Se olhássemos o mundo de hoje dez anos atrás, iriamos dizer que era coisa de filme. Agora imagina como será daqui dez anos? 

Sair da versão mobile