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A importância de um mascote para o varejo

  •  Juliana Dias  |  
  •  9 de julho de 2020

Várias empresas já utilizaram ou utilizam de um mascote para representar suas marcas na publicidade ou nas ações de marketing muito antes de qualquer teoria sobre branding. Esse recurso serve para estreitar a relação e atrair o público-alvo de forma carismática e despertar confiança, além de trazer conexão, deixando a marca mais presente na memória dos consumidores.

Quando citamos algumas marcas nacionalmente conhecidas, como Magalu, Casas Bahia, M&M’s, Sadia, Michelin, McDonald, Assolan etc., automaticamente lembramos de seus mascotes. Esses personagens cativam as pessoas, geram interesse e, de quebra, agradam e muito ao público infantil.

Como pensar um mascote para a marca

Mascote criado para o Cliente Tonin Super

São várias as estratégias para a construção de um mascote, que se dá através de perguntas que a empresa tem que responder. Por exemplo, quais as características o personagem teria se fosse uma pessoa, se fosse um animal, um objeto ou, até mesmo, o próprio produto ou serviço.

Mas, o principal, é responder qual será sua funcionalidade e relevância para a estratégia de comunicação e se estará diretamente ligado ao propósito que a empresa quer representar.

O design, a forma de fácil associação, aparência e cores devem ser originais e flexíveis para aplicação em qualquer mídia, 2D ou 3D, inclusive com a possibilidade de animações em vídeo.

Potencial como conteúdo: mil e uma utilidades

O mascote é um excelente apoio na hora de criar diferentes conteúdos para seu produto ou serviço, gerando repercussão, principalmente, nas redes sociais, colaborando para que a marca apareça em destaque. Uma boa opção é servir de apoio para criação de conteúdos que gerem vínculos e mostrem que a empresa se importa com o cliente.

O personagem deve estar em todos os materiais institucionais, e bem utilizado nas promoções sazonais e datas especiais, podendo ser transformado em um boneco para PDV e até virar brinde.

A Suave já teve a oportunidade de desenvolver junto a seus clientes alguns personagens ao longo de sua trajetória, sempre com excelentes resultados e ganho de imagem positiva para as marcas, com efeito significativo no comportamento do consumidor.

“Hoje, o mascote que é o xodó da equipe Suave foi desenvolvido para o cliente Tonin Superatacado. É um celular - que chamamos interna e carinhosamente de ‘Appzinho’ - que é a personificação de tudo o que a empresa quer representar e passar nas mensagens e na comunicação, uma rede superconectada com seus consumidores”, conta a coordenadora de criação e arte da Suave, Gisela Lellis.

O ícone que melhor expressa essa conexão no momento é um Smartphone, por isso, a escolha de um desenho simples e que traduz toda essa ligação com seus clientes.


Mascote criado para o Cliente Tonin Super

“O personagem, traz também, envolvimento emocional criando apelo afetivo e empatia, portanto pode e deve ser usado de maneira intensa pela empresa, principalmente para a divulgação do programa de descontos Cliente Fidelidade Tonin e do aplicativo da marca”, explica.

O processo de criação

Gisela conta que, depois de estudar o briefing do cliente, a equipe partiu para pesquisas e discussão de ideias até chegar na forma e estilo de desenho ideal do mascote. “A animação foi realizada em parceria com a produtora de vídeos XP Filmes, com sua equipe especializada, que garantiu o sucesso do resultado. O personagem foi construído em 3D e ganhou movimentos, expressões e até acessórios para compor e acompanhar as mensagens que serão passadas. Uma sequência de vídeos já foi produzida e já está em veiculação nas redes sociais”, relata.

Utilizados no mundo inteiro como uma estratégia eficiente e com diferentes motivações, os mascotes são essenciais para o reforço de marca e grandes aliados na construção do relacionamento formando laços de fidelidade. São verdadeiros “garotos-propagandas” e dão vida nova aos negócios, incentivam e interagem, deixando a marca no imaginário do público em geral.

Animação realizada em parceria com a produtora XP Filmes

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