Sem categoria

Suave participa há quase 40 anos da história de Ribeirão Preto!

  •  Juliana Dias  |  
  •  18 de junho de 2020

A trajetória da Suave acompanha a de Ribeirão Preto. Neste ano, nossa querida cidade chega aos seus 164 anos e quase 40 deles foram partilhados pela Suave e pelo Itamar Soave, nosso fundador, que apesar de batataense, escolheu e acreditou na “Califórnia Brasileira” para desenvolver seus negócios e construir uma vida de muito trabalho, mas também de muito sucesso.

A agência, que nasceu em 1981 em Batatais, contou com escritório de apoio em Ribeirão por muitos anos e, em 1996, se instalou de vez por aqui. Primeiro na rua Américo Brasiliense, no centro da cidade, depois na Paschoal Innechi e, agora, em sua sede atual, na rua Maestro Ignácio Stábile, na Zona Sul de Ribeirão.

Itamar Soave, Conselheiro e Fundador da Agência Suave

Itamar conta que nesta longa trajetória nem tudo foi tão “suave” assim, mas que todos os momentos de turbulência foram enfrentados com calma, dedicação e a confiança de estar fazendo o trabalho com competência, alcançando o sucesso tão esperado por cada um dos clientes Suave.

Neste momento tão emblemático que vivemos no mundo, ainda mais sensível em meio às homenagens do aniversário de Ribeirão Preto, nada melhor que recuperar essa história que nos orgulha, e que também faz parte da história da cidade, em uma gostosa entrevista com Itamar.

Como foi a decisão de abrir a Suave em Ribeirão Preto?

A Suave nasceu em Batatais em 1981, pela oportunidade de mercado com a chegada da regionalização das redes de TV, sendo que a pioneira regional foi a TV Record de Franca e depois veio a então TV Ribeirão, hoje a EPTV, depois vieram as demais TV Clube, SBT e inclusive Thathi. A mudança para Ribeirão Preto foi pelo crescimento dos negócios e clientes e especialmente pela facilidade de mão de obra, pois, inclusive, as Universidades quase não tinham cursos de formação o que se intensificou com a atuação das emissoras regionais.

Naquele momento você já tinha dimensão de que a agência seria o que é até hoje?

Tudo aconteceu de forma orgânica. Conforme fomos conquistando clientes foram exigidas as mudanças e transformações, sonhar grande sempre sonhei, mas onde chegamos foi com muita transpiração e sacrifícios pessoais e da família.

Como você se sente ao ver essa história de sucesso?

Um vencedor, um campeão! Que sempre contou com time muito dedicado e competente, pois nada se faz sozinho.

Teve algum momento de incerteza e perseverança marcante?

Os anos 80 foram terríveis e início dos anos 90 também, mas vontade e perseverança sempre fizeram superar os obstáculos, dificuldades de crédito para os clientes, falta de confiança política, escândalos na administração pública são manchetes que se repetem e são ciclotímicas infelizmente; hoje é a pandemia depois virá uma outra lava-jato que fará muito ruído com certeza, mas a história é sempre assim, escrita com um roteiro cheio de componentes e atores que fazem o dia a dia parecer sempre um nova montanha íngreme a ser escalada rumo ao paraíso.

Hoje suas filhas estão à frente da Suave, como é ver essa nova história ser escrita?

Feliz do homem que tem história para contar, tenho muitas. 

Feliz do homem que leu um livro e plantou uma árvore, 

Então, sou muito feliz porque semeie em terras férteis produzindo frutos que a nova geração saberá se nutrir e alimentar muitos colaboradores diante de tantas transformações.

Se pudesse dar um conselho para o Itamar que começou tudo isso, qual seria?

A alegria de ter começado será maior ainda quando os netos ou netas darem continuidade aos negócios da Família Suave.

Itamar Soave, Alice, Carla Soave, Carol Soave, Luiza e João

Como é seu relacionamento com a cidade de Ribeirão Preto?

Gratidão e muito crédito a todos que nos acolheram durante estes anos todos, por isso estamos investindo e buscando perpetuar nossas raízes neste grande mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.