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Empresas investem em Marketing Digital para alavancarem seus negócios em meio à crise.

  •  Juliana Dias  |  
  •  17 de abril de 2020

Já é amplamente sabido pelos empresários que os próximos meses não serão fáceis. Mesmo com o término da crise de saúde causada pelo novo coronavírus, o mundo ainda estará buscando novos caminhos para enfrentar o cenário econômico abalado pelas medidas emergenciais, principalmente pela quarentena. O investimento em Marketing Digital se mostra ainda mais importante em um momento como o de agora, em que as pessoas estão em suas casas, consumindo de forma virtual e passando ainda mais tempo em seus smartphones, tablets e computadores.

De acordo com levantamento da a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com o Movimento Compre & Confie, o varejo digital teve aumento significativo de 30,5% em pedidos e 28% em faturamento, desde o final de fevereiro de 2020, comparado ao mesmo período do ano anterior. Entraram no mercado online mais de 500 mil novos clientes, que realizaram sua primeira compra neste momento. 

Por outro lado, a pesquisa apresentada pela Kantar Thermometer indica que 75% dos brasileiros procuram comprar em lugares mais próximos de casa e que de forma geral, estão mais atentos aos preços de produtos e promoções, dado que tem motivado as empresas a investirem em canais de vendas mais pulverizados. Outro dado importante, que reforça o movimento do mercado para abertura de novas possibilidades de compra e consumo, é: na televisão, houve o crescimento de 39% na veiculação de publicidade relacionada a delivery. 

Em meio a muitos burburinhos e indecisões, já podemos antecipar os movimentos das empresas, principalmente dos setores do varejo, buscando manter seus negócios em plena atividade por meio de canais digitais. Sendo assim, se a produção continua ativa, as vendas também. A realidade hoje é o reposicionamento das empresas nos meios digitais, onde as vendas estão acontecendo e continuam aquecidas. 

De acordo com os números apresentados também pela Kantar de houve grande movimentação no investimento em Marketing Digital de 8 a 14 de março com crescimento em campanhas de lojas de departamentos crescimento (+60%), serviços e transportes privado (+97%) e medicamentos para gripe e resfriado (+660%), comparado com 23 a 29 de fevereiro.

Mas antes de falarmos de investimento e resultados, precisamos começar pelo início. O primeiro dever de casa que muitas empresas acabam deixando de lado é marcar o seu território na internet. Você precisa ter o mínimo de presença digital ativa da sua marca. Ter um site é fundamental, mas com tanto entretenimento e canais diferentes, você não pode depender de apenas de um canal de exposição. 

Além das mídias sociais mais populares, como Facebook e Instagram, que representam hoje grandes potenciais de divulgação de marca e até mesmo são usados diretamente na contratação de serviços e na finalização de vendas, há outros importantes meios que podem te ajudar a alcanças seus objetivos, entre eles o Google My Business e o LinkedIn. 

Mas se já tenho acesso de forma gratuita, por que investir dinheiro?

Bom, essa é a grande dúvida dos empresários que usam essas plataformas. Ela aparece, pois, na maior parte das vezes, esses usuários não sabem mensurar os resultados que obtém de forma orgânica ou impulsionada, além de não terem claros os objetivos que buscam quando fazem uma publicação. 

A primeira lição é: se você já está em uma das mídias citadas e não investe, então você é extremamente dependente dos resultados orgânicos e precisa entender como eles funcionam.

Resultados orgânicos são todos os indicadores que não dependem de anúncios ou pagamentos (impulsionamento). Neste caso os seus dados como: cliques, mensagens, comentários e curtidas são originados pelo simples interesse dos usuários em seu conteúdo. O Facebook e Instagram mudaram seus critérios de relevância e não entregam mais 100% das postagens aos seguidores. Para contornar esse problema, há a necessidade de investir permanentemente em conteúdo de qualidade, que engaje e gere visibilidade.

Agora você deve estar pensando: “Nossa quanta informação!”

Bom, aqui só levantamos a ponta do iceberg. O Marketing Digital é muito mais profundo e técnico. Para dar resultados, precisa ser levado muito a sério. 

Nossa segunda lição então é: se você pretende iniciar as suas atividades sem investimento, sugerimos que crie os canais apresentados no material e comece a utilizá-lo. Quando se sentir confortável para investir, procure uma empresa especializada na área para te dar todo suporte necessário e estruturar sua comunicação digital.

Agora, se deseja colocar em prática o que leu aqui e estruturar de uma vez seu marketing digital, nós, da Suave, podemos te ajudar. 

A agência conta com um time de performance digital qualificado e com certificações e selos partners do Facebook e Google. O time recebeu recentemente o prêmio Champion Agency Bootcamp - Measurement Edition 2019 do Facebook, referente à agência altamente qualificada para trazer e mensurar resultados digitais. 

Sediada na cidade de Ribeirão Preto, a Suave atua no mercado de comunicação há 40 anos, tem no seu DNA a cultura do varejo, o que agregou extremo valor aos processos de Marketing Digital, permitindo objetivar sempre o resultado de vendas, seja de produtos ou serviços.

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