Marketing de Varejo

Análise sobre as Principais Tendências do Marketing de Varejo

  •  Agência Suave  |  
  •  26 de janeiro de 2024
Com mais de 40 anos de experiência no marketing de varejo, destacamos as principais tendências para impulsionar vendas e presença de marca mercado.

Com mais de 40 anos de experiência no marketing de varejo, destacamos as principais tendências para impulsionar vendas e presença de marca mercado.

Introdução

O universo do Marketing de Varejo é dinâmico, segue as tendências apontadas pelos consumidores. Com a evolução de preferências, novas estratégias se fazem necessárias. Esse ciclo contínuo tem como um de seus fundamentos as ações em pontos de vendas, com o objetivo de conquistar e manter clientes.

Para tanto, há uma série de ferramentas que podem ser aplicadas. Modernos recursos on-line e off-line convivem em harmonia. Peças de comunicação visual e abordagens promocionais nas lojas fazem parte dos esforços das empresas. Que, simultaneamente, investem em aplicativos e diversos canais digitais.

São muitos os caminhos, não é mesmo? Então, venha com a gente, saber mais sobre o Marketing de Varejo. Um setor pulsante, competitivo e que inspira excelentes ideias.

O que é o marketing de varejo?

Em essência, Marketing de Varejo é um conjunto de práticas e estratégias voltadas a promoção e venda de produtos diretamente a consumidores finais. Diferenciação, experiência do cliente e inovação são seus pilares essenciais.

O Marketing de Varejo coloca em prática conceitos básicos do Marketing tradicional, os chamados 4 Ps:

  • Produto;
  • Praça;
  • Preço;
  • Promoção.

E vai além, com a integração de novos Ps: Pessoas e Percepção.

Cabe compreender o comportamento do consumidor, suas necessidades e vontades. Assim, é possível projetar as jornadas de compra, que refletem as expectativas das pessoas e ajudam a orientar as ações da empresa.

Afinal de contas, mais que simplesmente vender, é preciso fidelizar. Fortalecer o relacionamento com o consumidor é decisivo para o sucesso dos negócios.

Principais tendências do Marketing no Varejo

As principais tendências do Marketing de Varejo demonstram a complexidade do tema. As empresas devem se manter atentas a mudanças, que ocorrem com significativa velocidade.

Big Data

Dados que as empresas produzem, somando informações de vendas, clientes e mercado. Devem ser criteriosamente processados, para gerar orientações realmente valiosas ao negócio.

Digitalização e UX

O Marketing de Varejo está cada vez mais atrelado ao mundo digital. A Experiência do Cliente (UX) tornou-se prioridade, desde a descoberta até a finalização da compra. Investir em plataformas intuitivas e experiências personalizadas é mandatório.

Inteligência Artificial

Simular o raciocínio humano por meio de máquinas é uma realidade que cresce exponencialmente. Consequentemente, é salutar integrar a IA ao Big Data.

Machine Learning

Com o Aprendizado de Máquina, computadores criam padrões para resoluções de problemas, a partir de análises de dados. Algoritmos em ação!

RA e RV

As tecnologias de Realidade Aumentada e Realidade Virtual podem, por exemplo, ser aplicadas em demonstrações e experimentações de produtos.

Smartphone

Os aparelhos inteligentes estão nas mãos dos consumidores – de crianças a idosos, passando por Pessoas com Deficiências. Entender e utilizar corretamente esse canal é decisivo para o sucesso dos negócios.

Social Commerce

Redes sociais são mais do que simples plataformas de interação. Tornaram-se vitrines de produtos. A integração de estratégias de Social Commerce e parcerias com influenciadores favorece as vendas.

Sustentabilidade

A crescente consciência ambiental está moldando preferências dos consumidores. Ações voltadas à sustentabilidade atendem a essa demanda e agregam valor à marca. Saiba mais sobre isso aqui.

Implementação do Marketing Omnichannel para inovação no varejo

O Marketing Omnichannel coloca o cliente como centro das atenções. Reúne estratégias on-line e off-line para criar conexões efetivas e duradouras. Por meio dele, é possível proporcionar uma jornada surpreendente, do primeiro like em redes sociais à compra.

O Omnichannel permite rastrear, entender e atender às necessidades. Mas é importante estar presente em todos os canais disponibilizados.

Quando bem executado, o Marketing Omnichannel fortalece a presença da marca em todos os pontos de contato.

Fica claro, portanto, por que ele é visto como uma revolução no setor varejista.

Análise sobre as Principais Tendências do Marketing de Varejo

Avaliando as estratégias de Marketing de Varejo em sua empresa

É fundamental realizar uma análise periódica das estratégias implementadas. A coleta e análise de dados, os feedbacks dos clientes e o monitoramento de métricas são práticas adotadas para ajustar e aprimorar continuamente as abordagens de Marketing de Varejo.

São quatro as principais modalidades de análise de dados.

Descritiva

Compreensão de dados em tempo real, sem necessidade de projetar o futuro.

Diagnóstica

Compreensão das causas do evento analisado. Permite prever alcance e impacto de ações que serão aplicadas.

Preditiva

Com base em padrões antigos da base de dados, a análise mapeia possibilidades para o futuro.

Prescritiva

Trabalha com consequências de ações projetadas. É um caminho para prever o que pode ocorrer no futuro.

Personalização e customização no Marketing de Varejo

O consumidor contemporâneo valoriza experiências personalizadas. Utilizar dados para compreender as preferências individuais permite criar campanhas direcionadas e promover maior engajamento e fidelização.

Um bom caminho para a personalização é interpretar os dados do cliente. O banco de informações da empresa deve estar atualizado e abastecido com orientações úteis, para se formatar ações, promoções e campanhas.

Dentro desse contexto, o histórico do cliente é muito valioso para o Marketing de Varejo. Compras regulares, comportamento on-line, participações em promoções e eventos são dados que ajudam a entender os consumidores.

Vale lembrar: o Marketing Omnichannel também contribui para a elaboração de experiências personalizadas.

Conclusão

Em um cenário tão dinâmico, adaptabilidade é a chave para o sucesso no Marketing de Varejo. Ao abraçar tendências emergentes, implementar Omnichannel e priorizar a experiência do cliente, as empresas se posicionam para alcançar resultados extraordinários.

Diante de inúmeros canais e meios, cabe aos profissionais responsáveis pelas estratégias estabelecer critérios e prioridades. Em resumo: fazer hoje, pensando no amanhã.

Para equacionar questões tão sensíveis, conte com os especialistas da Suave. Há mais de 40 anos no mercado, a agência possui uma clara visão sobre o que é eficiente em Comunicação e Marketing.

A Suave segue investindo em inovações, com uma equipe que se renova, agrega conhecimentos e se mantém em linha com as tendências de mercado.

Outro diferencial é a cadeia de parceiros que mantemos e que nos permite atuar com agilidade e notável eficiência.

Sua empresa busca por soluções inteligentes?

Converse com a Suave e faça a evolução acontecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.