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SEO nas Redes Sociais: técnicas inteligentes para resultados surpreendentes

  •  Agência Suave  |  
  •  19 de julho de 2023
SEO nas redes sociais

O SEO (Search Engine Optimization - otimização de mecanismos de busca) é bastante utilizado por empresas para otimizar o seu conteúdo em sites ou blogs, para que ele apareça no topo das pesquisas dos mecanismos de buscas. Sem dúvida, uma estratégia importante e muito bem desenvolvida por nossos profissionais aqui da Suave. Mas se o seu negócio é voltado também para o marketing digital nas redes sociais, é importante saber utilizar algumas técnicas de SEO para planejar o seu conteúdo. Isso faz com que a sua marca seja facilmente encontrada pelo público que quer conversar com você.

As redes sociais funcionam basicamente da mesma maneira que os mecanismos de pesquisa. Porém, todos os principais aplicativos usam sua própria forma de otimização por meio de hashtags, palavras-chave ou tópicos para categorizar o conteúdo. Legal né?

O pulo do gato é que cada rede social tem o seu algoritmo de busca e suas particularidades e, saber utilizar bem esses gatilhos, é o que torna a sua marca evidente. Falaremos aqui das estratégias utilizadas pelas 4 principais redes sociais.

Instagram

Sem dúvida, uma das principais plataformas utilizadas para gatilhos de vendas.

Para ter o seu perfil sempre em evidência e compartilhado, lembre-se de:

  • Usar palavras chaves relacionadas ao seu ramo de negócio. Elas devem estar presentes no nome da conta, na descrição e também em seu conteúdo. Outra dica é incluir palavras-chaves relevantes em sua bio que você não usou em seu nome de usuário.
  • Usar Hashtags. O uso de hashtags aumentam a probabilidade de você aparecer nas pesquisas dos usuários sobre tópicos relacionados às suas palavras-chave. Por isso, capriche nesse item.

Facebook

O SEO do Facebook vale a pena, mas não espere que o seu perfil nessa rede social concorra com as páginas de vendas de seu website ou com as palavras-chave de alto volume de um blog. Você obterá melhores resultados otimizando-o para palavras-chave mais específicas, de cauda longa e de baixo volume. A boa notícia é que o Google tem ranqueado os conteúdos publicados no Facebook. Porém, o que tem sido percebido é que o algoritmo do Google reconhece melhor os conteúdos cuja primeira frase se inicia com uma pergunta. Exemplo: Que tal agendar o seu test drive ainda hoje?

Tik Tok

De acordo com um ranking feito a partir de dados da DataReportal, o Brasil tem 82,2 milhões de usuários com 18 anos ou mais, número que é inferior apenas ao dos Estados Unidos (113,3 milhões) e ao da Indonésia (109,9 milhões). Com tanto potencial, essa rede deve também ser considerada em seu marketing digital. Mas atenção, é importante que você consiga produzir conteúdos relevantes para atrair a atenção do seu consumidor. Nesse sentido, ao produzir conteúdos atrativos, sua marca terá grandes chances de alcançar mais audiência. Ah, os vídeos também podem ser indexados pelo Google, por isso, atenção também às palavras-chaves.

YouTube

Deixamos o YouTube para o final, pois queremos falar sobre o Canal Autoshopping, um programa semanal criado pela Suave com mais de 8 mil inscritos. Por ser um programa que trata de assuntos do universo automotivo, apresentamos as novidades do mercado, mostrando em detalhes as características dos veículos. Para ranquear bem os vídeos, usamos palavras-chaves e as boas práticas de SEO, como títulos, descrições e thumbnails contendo keywords estratégicas que também serão indexadas pelo Google.

Para finalizar, selecionamos aqui as 5 principais maneiras de como o SEO nas redes sociais impacta os resultados dos seu negócio.

  • Amplificação de conteúdo — ajudando seu conteúdo a ser descoberto e apreciado por mais pessoas, especialmente, quando não está na primeira página dos resultados de pesquisa.
  • Conscientização da marca — construindo sua presença on-line por meio da exposição frequente, assim, quando seu nome aparecer nos resultados da pesquisa, soará familiar.
  • Confiança e credibilidade – apoiando sua reputação em seu setor, especialmente quando alguém está pesquisando sobre você on-line por causa de uma referência.
  • Criação de links – quanto mais lugares seu conteúdo puder ser descoberto, maior a chance de obter links de entrada amigáveis ​​​​para SEO (backlinks) quando citado em outros sites.
  • SEO local — aumentando sua presença local e classificação por meio de dados de perfil de negócios e avaliações de clientes.

Cada uma dessas áreas tem um impacto indireto em seu SEO e, portanto, em como você é classificado pelos motores de busca. É por isso que o SEO nas redes sociais é importante para empresas de todos os tamanhos e setores, afinal, é uma oportunidade de construir uma comunidade, humanizar sua marca e elevar sua mensagem.

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