Tendências e inovação

Tendências de Marketing para 2020

  •  Agência Suave  |  
  •  24 de janeiro de 2020
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O mundo publicitário está em constante mudança. Em um piscar de olhos surgem novas estratégias, ferramentas e tendências. Por isso, estar por dentro das principais direções do marketing é a oportunidade de ouro para inovar e estar em constante renovação.

Nesse artigo você irá encontrar as principais tendências do marketing para 2020, um ano que marca o início de uma nova era com a implementação do 5G em vários países e o aperfeiçoamento de tecnologias já existentes mas que vem se tornando cada vez mais eficientes para o dia a dia, como inteligência artificial e softwares de automação.

Com isso, nós também somos forçados a repensar e adaptar nossas ações para acompanhar as ferramentas tecnológicas e eventualmente renovar toda a estratégia de marketing para uma ação integrada e eficiente.

Se você planeja se destacar dos seus concorrentes e ter ações de marketing de sucesso, será uma leitura que definitivamente irá fazer diferença para o seu negócio.

Confira 7 tendências de marketing para 2020

Nenhum robô substitui o humano

A comunicação de marketing segue uma tendência cada vez humanizada. As empresas estão buscando se aproximar cada vez mais do seu público-alvo e isso é feito de acordo com o tom de comunicação utilizada.

É claro que cada segmento possui suas características únicas e particulares. Um estudo de mercado e do seu público é essencial para aplicar uma comunicação humanizada.

Vamos pegar como exemplo a comunicação utilizada pelo serviço de streaming Netflix. Você já deve ter visto algum post viral nas redes sociais com algumas piadas e brincadeiras que a plataforma costuma adotar.

O exemplo a seguir demonstra a comunicação da empresa com os usuários que estão sempre pedindo para o serviço de streaming disponibilizar a franquia de filmes completa do Harry Potter. Veja como a empresa se posicionou em seu canal no Twitter após disponibilizar os filmes em seu catálogo:

Essa publicação viralizou nas redes sociais e fez um grande sucesso entre os jovens, mas será que ela seria eficaz em outro segmento? Esse é o cuidado que você deve ter. A sua comunicação deve seguir de acordo com as características e hábitos do consumidor do seu produto ou pode acabar fazendo efeito contrário e comprometer a imagem da sua empresa. Não falaríamos desse modo com empresas de advocacia, por exemplo.

Otimização de busca por voz

Não é de hoje que as assistentes virtuais vêm ganhando espaço. Temos diversas opções em português como Siri, Google Assistant e Alexa. Além da praticidade para o consumidor final os mecanismos de busca estão otimizando o seu algoritmo para entregar resultados cada vez mais assertivos e de acordo com a frase que o usuário está buscando.

Estamos em uma transição da cultura de SEO exclusivamente de palavras chaves para um mundo cada vez mais eficiente onde sua busca é capaz de compreender todo o seu conteúdo e entregar resultados mais assertivos.

Automação ainda é necessária

A automação continua ganhando espaço, mas a regra é sempre manter o equilíbrio. Há algumas práticas que você pode deixar nas mãos de plataformas, mas não achar que ela irá realizar tudo sozinha.

A presença e curadoria humana é o segredo para um processo automatizado e eficiente, sem causar danos e problemas para a sua marca.

Inteligência Artificial

Calma! Os robôs não irão dominar o mundo, mas uma coisa é fato: a inteligência artificial vem ganhando cada vez mais espaço e sua tecnologia vem se tornando cada vez mais eficiente.

Recentemente a Samsung apresentou seres humanos artificiais, os Neons. Desse jeito até parece que eles estarão entre nós de corpo e alma (ou algoritmos no caso), mas ainda não chegamos lá.

Trata-se de uma evolução da inteligência artificial, onde ela é capaz de aprender e responder de maneira mais humana, abrindo a possibilidade de interagir e facilitar cada vez mais o seu dia a dia por meio do seu celular, TV, carro e tecnologias existentes. E não, fique tranquilo, eles não possuem corpos – ao menos ainda não.

Podcast

Em 2019 vimos um investimento massivo do Spotify, a maior empresa de streaming de música do mundo em relação a produção de podcasts (uma forma de consumir conteúdo apenas por áudio).

Essa tendência vem redefinindo como o consumidor consome conteúdo por meio do áudio. Antes apenas refém do rádio, hoje contamos com a praticidade de poder escolher ouvir só música ou conteúdos de entretenimento sem interrupções e de acordo com o seu gosto particular.

A evolução da regulamentação

Vários países do mundo vêm adotando políticas e práticas de regulamentação da informação na era da internet. Até as nossas ações passaram a ser feitas cada vez mais no universo digital, tal como transações bancárias, informações pessoais etc.

Com os recentes escândalos de vazamento de informações e uso indevido de informação como o relacionado a Cambridge Analytica e o Facebook, começaram a entrar em vigor regulamentações como CCPA, LGDP e GDPR que proporcionam mais segurança, transparência e controle de dados para o usuário.

Conteúdo + E-commerce

Com o grande fluxo de informações e opções que a internet proporciona o usuário fica cada vez mais exigente na hora de comprar o produto. Por isso na hora de traçar sua estratégia de marketing é importante ter um diferencial bem argumentado para convencer o consumidor na hora da compra.

Por isso, vemos cada vez mais o uso do marketing de conteúdo para conduzir o consumidor a uma experiência imersiva em relação ao universo da marca, fazendo com que ele não apenas consuma o seu produto, mas também viva a sua marca.

Como será o marketing amanhã?

O marketing está em constante renovação. Em um simples piscar de olhos tudo o que você já conhecia mudou e temos novas estratégias e horizontes a explorar.

Por isso, estar junto ao lado de profissionais capacitados e treinados pode fazer toda a diferença na hora de investir em marketing e publicidade da sua empresa. Ter uma equipe focada em encontrar a melhor solução para a sua marca é o cenário perfeito para amplificar sua receita, fazer com que sua marca seja reconhecida, se torne referência e, claro, ter sucesso.

Uma dica: cheque os cases de sucesso da Suave, que há 39 anos entrega resultados e faz a diferença para seus clientes.

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