Estratégia

Guia Completo de Marketing de Conteúdo: Estratégias e dicas

  •  Agência Suave  |  
  •  29 de agosto de 2023

Aprenda sobre marketing de conteúdo

Conhecido como uma das estratégias mais eficazes de marketing disponíveis para as empresas, podemos resumir o marketing de conteúdo em quatro formas básicas: texto, áudio, vídeo e imagens.

Inúmeras empresas exploram bem esses caminhos para envolver o seu público e criar um relacionamento mais próximo, colocando-os no centro das mensagens de suas marcas. 

O desafio é que o cenário do marketing de conteúdo está em constante mudança. Uma vez entendendo as ferramentas certas, os seus reais benefícios para a empresa, as plataformas que estão mais em evidência e a linguagem para os canais específicos; podemos evoluir constantemente nesse contexto, trazendo resultados positivos e mensuráveis para a sua marca.

Nesse texto, preparamos um conteúdo completo para você entender melhor sobre esse tema que mexeu com o planejamento de marketing de agências e empresas no século XXI.

Por que o Marketing de Conteúdo é essencial para o seu sucesso on-line?

  • Educa leads e potenciais clientes para conhecerem seus produtos e serviços. Isso mesmo, o marketing de conteúdo permite que as empresas se promovam ao mesmo tempo que oferecem valor tangível a um público interessado. E sabe no que isso resulta? Aumento do reconhecimento e do envolvimento com a marca. Ao mesmo tempo, educa mais pessoas sobre as suas ofertas, promovendo os seus produtos e serviços.
  • Aumenta as conversões. O marketing de conteúdo contribui para que as marcas entendam as necessidades dos clientes, o que pode se traduzir em taxas de conversão mais altas.
  • Constrói relacionamentos. O marketing de conteúdo possibilita construir relacionamentos e aprofundar a confiança com seu público, o que pode incentivá-lo a realizar a primeira compra, mesmo conhecendo pouco a sua empresa.
  • Demonstra produtos ou serviços. Com um plano de marketing de conteúdo sólido, podemos criar conteúdos informativos, apresentando explicações detalhadas sobre como seus produtos ou serviços contribuem para o cliente.
  • Aumenta a visibilidade. O marketing de conteúdo conecta sua empresa a potenciais clientes, tornando sua empresa mais conhecida em seu setor. E o melhor: quanto mais qualidade e consistente for o seu conteúdo, mais tráfego é gerado nos mecanismos de pesquisa.
  • Melhora a autoridade. Conquiste confiança criando conteúdo útil e de alta qualidade que posiciona sua empresa como líder em seu setor.
  • Promove a lealdade. A criação de conteúdo atraente permite que as empresas aprofundem o relacionamento com os clientes, aumentando a lealdade que sentem em relação à sua marca.

Estratégias de Marketing de conteúdo: como criar uma abordagem vencedora

Por meio de um plano consistente, é possível criar uma abordagem vencedora para o seu marketing de conteúdo. Siga essas dicas e otimize o seu negócio.

  • Conheça os seus clientes

Entender o seu público e saber como interagir com ele é essencial. Dessa forma, você pode construir uma visão detalhada do cliente, identificando os conteúdos que melhor repercutem em diferentes segmentos.

  • Quais informações atendem os clientes

Identifique os pontos fracos do seu público para entender as suas prioridades, desafios e preferências. A partir daí, a sua estratégia de marketing de conteúdo deve responder perguntas comuns e resolver os problemas do seu público. Quanto melhor a resolução do problema, maior será a probabilidade do seu público se envolver com você.

  • Escolha o melhor meio de conversar com o cliente

Esteja onde o seu público passa a maior parte do seu tempo. Se as personas de seus clientes estão no Instagram, por exemplo, é lá onde você deverá estar.

  • Defina KPIs mensuráveis ​​e realistas para o seu negócio.

O marketing de conteúdo eficaz deve estabelecer KPIs para ajudar a entender o seu desempenho, atrelado aos seus objetivos. Você pode mensurar o seu conteúdo com o número de visualizações e comentários, bem como o número de conversões que ele gerou, por exemplo.

  • Defina um cronograma

Para atrair tráfego regular e ficar em evidência nos rastreadores de pesquisas, libere conteúdo de qualidade e de forma consistente. Vale lembrar que demanda um tempo para coletar alguns dados e analisar se a sua programação de postagem está sendo eficiente ou não.

  • Defina um orçamento

Defina um orçamento para suas iniciativas de marketing de conteúdo para que possam medir o retorno do investimento (ROI).

  • Analise e meça resultados

Analisar e medir os resultados ajuda a entender quais conteúdos têm melhor desempenho e ainda ajuda a criar um conteúdo mais forte, caso necessário. É também parâmetro para direcionar a verba para conteúdos de maior sucesso e deixar de lado os projetos de baixo desempenho.

Produzindo conteúdo de qualidade: dica para cativar e informar o seu público

Em meio a tanto impacto de anunciantes, para se destacar é preciso gerar conteúdo profissional que entretenha e, ao mesmo tempo, informa o seu público. Siga estas dicas para criar um conteúdo melhor:

  • Crie conteúdos claros e bem escritos.
  • Agregue valor ao anúncio, seja com dicas úteis, descontos ou informações privilegiadas.
  • Diversifique os conteúdos para clientes em diferentes estágios do funil.
  • Certifique-se de que seu conteúdo funcione com o canal que você está usando.

SEO e Marketing de conteúdos: como alcançar visibilidade nas pesquisas

SEO refere-se ao processo técnico de aumentar a qualidade do tráfego e atrair o máximo de visitantes para o seu site. Já o marketing de conteúdo concentra-se no uso de conteúdo valioso e relevante para impulsionar ações lucrativas para a marca. Podemos dizer que SEO sem marketing de conteúdo é como um corpo sem alma. Isso porque é elaborado exatamente em torno do conteúdo criado para um site ou blog, por exemplo, com suas palavras, artigos anexados, imagens, palavras-chave, etc.

Para alcançar visibilidade nas pesquisas é necessário:

  • Palavras-chave

O elemento essencial do SEO é pesquisar e encontrar palavras-chave relevantes e utilizá-las em seu conteúdo para que tenham uma classificação mais elevada nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs). É importante usar palavras-chave de maneira adequada e seguir uma abordagem estratégica. Você nunca deve encher uma página com palavras-chave, SEO e conteúdo funcionam em equilíbrio.

  • Conteúdo de qualidade

SEO e marketing de conteúdo exigem consistência. Conteúdo novo, exclusivo e criativo é rapidamente indexado e classificado em posição superior ao conteúdo repetitivo e de baixo valor. Brainstorming de ideias criativas e incorporação das palavras-chave mais importantes é o segredo para um conteúdo reconhecido.

  • Experiência de usuário

SEO não envolve apenas blogs, artigos, palavras-chave e linkbacks, mas também otimizar robots.txt, aprimorar metadados e usar tags de maneira adequada.

A otimização técnica torna uma página da web atraente para o mecanismo de pesquisa e garante que o site não tenha links quebrados com códigos de erro. Isto é vital para o sucesso de qualquer campanha de SEO.

  • Tráfego

Linkback, link building ou inbound linking é outro fator importante do SEO. Conectar seus links a sites de alta autoridade de domínio, como .edu e .org, aumenta drasticamente o tráfego. E de novo fica a dica: a melhor forma de incrementar o tráfego é investindo em um excelente conteúdo.

Construindo uma estratégia de distribuição

Blogs, vídeos, podcasts, mídias sociais, infográficos, e-books e anúncios pagos são alguns dos tipos mais comuns de marketing de conteúdo.

Porém, tente adicionar estas opções de marketing online à estratégia da sua empresa para obter ainda mais vantagem:

  • E-mail. O marketing por e-mail ajuda as empresas a compartilhar dicas úteis com os assinantes enquanto promovem seus produtos, vendas, novos recursos e muito mais.
  • Vídeo ao vivo. Transmitir ao vivo em plataformas de mídia social como Instagram, Facebook, Youtube e TikTok pode encorajar mais pessoas a sintonizar e interagir com você.
  • Testes e jogos. Questionários e jogos interativos que entretêm seu público são altamente compartilháveis ​​e mantêm seu negócio em mente.
  • Cursos e webinars. Use conteúdo educacional gratuito como meio de coletar informações de contato para estimular leads.

Tendências em marketing de conteúdo

Para obter os melhores resultados em sua estratégia de marketing de conteúdo, é fundamental acompanhar as tendências e o que podemos esperar ainda para o futuro.

  • Conteúdo de vídeo - os vídeos são atraentes por vários motivos: combinam gráficos com texto, fala, música e outros elementos, o que mantém o público entretido e estimula o cérebro melhor do que apenas texto simples. Os vídeos curtos é outra tendência que veio para ficar por atenderem a nossa exigência de capacidade de atenção. Ah, uma dica: adicione legendas nos vídeos para melhor SEO.
  • Conteúdos interativos – nem sempre o público anseia por consumir conteúdos passivamente. Incorporar questionários, ferramentas de avaliação, infográficos interativos, pesquisas ou jogos em seu conteúdo, permitirá que seu público se envolva com sua marca de uma forma menos convencional.
  • Conteúdos perenes – Os exemplos de conteúdos perenes são: glossários, e-books, artigos, estudos de casos. Além de aumentar o tráfego orgânico e criar confiança, o conteúdo perene também é uma ótima maneira de atrair leads qualificados.
  • Otimização da pesquisa por voz - otimizar os conteúdos para pesquisa por voz, garante que seu site esteja pronto para fornecer respostas precisas e de alta qualidade.

Conclusão

Como é possível notar, o Marketing de Conteúdo é um universo vasto e também complexo. Mas quando conhecemos bem o nosso público e dominamos suas estratégias, sem dúvida é a ferramenta que veio para revolucionar o marketing dos negócios. Se mesmo com esse guia você ainda tem dúvidas de como o Marketing de Conteúdo pode contribuir para a sua marca ou produto, fale com a gente.

Temos profissionais apaixonados em valorizar estratégias consistentes, criativas e de resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.