Security

Segurança Digital: O que é e como proteger seus dados on-line

  •  Agência Suave  |  
  •  30 de março de 2023

O que é segurança digital? 

Segurança Digital envolve todos os processos destinados à proteção de redes, servidores, computadores, programas e tecnologias conectados à Internet contra ameaças cibernéticas. 

A partir de ferramentas que monitoram, identificam e barram riscos aos sistemas, os aparatos de segurança digital buscam proteger dados e operações valiosas, sejam pessoais ou empresariais. 

Diferentemente do termo segurança da informação, a segurança digital possui uma atuação mais ampla, não apenas protegendo dados e informações, mas também transações e movimentações feitas no ambiente on-line. Por isso, tornou-se um processo popular no ambiente empresarial.

Conheça as ameaças digitais 

Ataques cibernéticos podem causar prejuízos irreversíveis para as empresas, sendo uma realidade a ser enfrentada por grandes e pequenos negócios no mundo todo. 

Durante o terceiro trimestre de 2022, o Brasil registrou um aumento de 37% no número de ciberataques, em relação ao mesmo período do ano anterior. Os setores de varejo e atacado tiveram uma alta de 39% em relação a 2021, principalmente de ataques de malwares.*

Os malwares são as ameaças virtuais mais utilizadas em crimes digitais. 

Eles correspondem a softwares maliciosos projetados especificamente com fins de roubar e causar danos às informações do computador. Quando um arquivo infectado adentra o sistema, o acesso aos dados fica comprometido e os invasores conseguem interceptar transações, tanto em computadores como em celulares e até em redes inteiras.

Malware é uma definição abrangente e engloba vários tipos de arquivos e softwares maliciosos, que têm como objetivo causar prejuízos aos sistemas de outros usuários. 

Continue lendo e saiba mais sobre o ataque cibernético sofrido pela Record TV.

Ataque cibernético no Brasil

Um dos maiores ciberataques no Brasil foi praticado contra a TV Record, em 2022. 

No início de outubro, a emissora sofreu uma invasão nos seus arquivos e sistemas digitais. Os cibercriminosos conseguiram bloquear o acesso dos outros usuários. Os dados foram sequestrados e o valor pedido para o resgate foi de US$ 5 milhões, que deveriam ser pagos 15 dias, segundo informações da TecMundo.

Depois de invadirem, os criminosos criptografaram todos os arquivos, bloqueando qualquer acesso a eles. Felizmente, a equipe de T. I. da Record tinha cópias de todo o material armazenado. 

Contudo, a invasão se manteve ativa e muitos arquivos e informações sensíveis, como planilhas de despesas, documentos do departamento jurídico e até dados pessoais de artistas chegaram a vazar em alguns canais.

Como se proteger de cibercriminosos?

Em empresas, a segurança digital é uma responsabilidade compartilhada. Confira algumas medidas que podem auxiliar na criação de um ambiente digital seguro.

1- Atualizações frequentes: manter softwares e sistemas operacionais atualizados. Em geral, as atualizações incluem correções de segurança contra possíveis vulnerabilidades.

2- Autenticação de dois fatores: esta técnica é usada para redobrar a segurança das contas criadas e exige que o usuário forneça uma segunda forma de identificação, quando logar. 

3- Backup de dados: fazer backups regulares de arquivos para que eles possam ser recuperados, em caso de falha no sistema ou ataque cibernético. 

4- Treinamento de funcionários: é de extrema importância que os funcionários estejam treinados em boas práticas de segurança de dados, tais como utilizar senhas fortes, não clicar em links suspeitos e proteger dispositivos móveis.

5- Softwares de segurança: usar antivírus e firewalls para ajudar a proteger os dispositivos contra ataques maliciosos. Atenção redobrada ao utilizar redes públicas de Wi-Fi, que podem ser alvo de ataques.

Além das empresas, os usuários também devem tomar medidas de segurança adequadas para proteger suas informações pessoais e empresariais.

Conclusão

Como podemos notar, a segurança de dados é um assunto crucial na era digital.

É de suma importância tomar medidas adequadas, incluindo autenticação de dois fatores, softwares de segurança, atualizações regulares, backup de dados e treinamento de funcionários, para garantir que tudo esteja protegido contra ameaças externas.

* Informações obtidas pelo relatório desenvolvido pela Check Point Research (CPR), divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point® Software Technologies Ltd.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.